Como extrair drenagens, nascentes e delimitar bacias no QGIS - Geotecnologias Luís Lopes //

Destaques

Recent Posts:

18 de maio de 2020

Como extrair drenagens, nascentes e delimitar bacias no QGIS

Olá pessoal,

O tutorial deste vez é incrível! O QGIS é realmente um ferramenta poderosa. Vamos mostrar como extrair nascentes, drenagens (e sua ordem) e bacias, numa única ferramenta, disponível no provedor do SAGA.

Neste tutorial utilizaremos uma imagem do projeto SRTM (poderia ser utilizado qualquer raster com dados de elevação). Lembrando que seu raster precisa estar no sistema de projeção UTM (converta, se for o caso). Primeiro passo é corrigir as depressões que, por ventura, podem existir em sua imagem. Para isto, na caixa de ferramentas, utilize o Fill sinks disponível no SAGA (Figura 1).

Figura 1. Caixa de ferramenta Fill sinks

Como funciona o Fill sinks

Com o DEM corrigido, vamos selecionar a ferramenta "Channel Network and drainage basins" (Figura 2). Esta ferramenta irá gerar 7 novos arquivos, entre eles, fluxo de direção (raster), conectividade do fluxo (raster), bacias (raster e vetor), drenagens (vetor), ordem da drenagem (raster), nascentes e pontos de conectividade (vetor).

Figura 2. Caixa de ferramenta Channel Network and drainage basin

No vídeo tutorial abaixo, mostro todo o processo e explico também o que significa o campo Threshold. Peço que inscreva-se em nosso canal e ativar o sininho, pois assim você será notificado quando um novo vídeo for postado.


Deixa teu comentário, é importante para nós!


Nenhum comentário: