Olá pessoal,
Este tutorial mostra como extrair as drenagens de uma imagem SRTM e, a partir de um ponto de coleta, delimitar uma bacia. Está disponível para download em PDF, clique aqui:
Obs.: Este tutorial foi elaborado em versões 9.x do ArcGIS.
Bom trabalho!
21 comentários:
gostei do tutorial..mas infelismente nao estou conseguindo concluir..nao estou conseguindo fazer a parte de delimitação da bacia..faço tudo como pede no tutorial mas acho q ta dando pau, ele so gera um poligono pequeno proximo ao ponto e nao um poligono mais sobre a drenagem...se alguem pude me ajudar, deixem um comentario aq..desde ja agradeço a ajuda!!!
Olá, também agradeço o empenho em ajudar. Tenho o mesmo problema do colega acima, na verdade, notei que o erro quando o ponto não é gerado exatamente sobre a polyline. Contudo não sei como usar ferramentas de seleção/marcação (tipo OSNAP/SNAP) no ArcGIS.
Galera, o Richard encontrou o mesmo problema de vcs e ele me escreveu contando como solucionou e então pedi pra ele postar no Blog o procedimento que ele fez. Então aqui vai o depoimento dele:
"Bom pessoal! Tive realizando um teste na criação de área de drenagem com o uso de MDE.
Com certeza muitos de vocês sabem, e até melhor.
Mas atendendo o pedido do nosso companheiro LUIS, que particularmente o admiro muito,
estou postando esta dica.
Utilizei um modelo, que para eu é novidade.
MDE GDEM ASTER 30m
Gostei!
O procedimento para o tratamento é o mesmo do SRTM. Eu fiz a área a partir de um ponto.
Após gerar a shape drenagem do MODELO, utilizei a uma ferramenta do XTOOS PRO, para converter a shape linha em shape de pontos. A partir desta shape, selecionei um ponto de meu interesse e com o HYDROLOGY-WATERSHED foi possível realizar este trabalho. Se esta informação não for eficiente, posso criar um tutorial, para quem tiver interesse.
Abraço a todos!
Richard."
Olá. gostaria de saber se este tutorial pode ser aplicado em uma imagem Ikonos.
Grata, Raquel
Oi Raquel, se vc adquiriu imagens stereo vc pode gerar um DEM e depois seguir os passos para delimitação de bacias.
Olha este artigo aqui: http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/11.15.15.41.56/doc/581-587.pdf
Abraços e até mais!
Olá amigos,
Infelizmente não consegui delimitar a bacia hidrográfica de meu interesse. Realizei todos os procedimentos conforme tutorial, entretanto o resultado obtido foi um polígono próximo ao ponto indicado. Cabe lembrar que utilizei a função de snap na criação do ponto e os arquivos estão num mesmo sistema de coordenadas.
Alguma idéia?
Desde já, agradeço.
Olá,
O Richard, em seu depoimento acima, utilizou um método que deu certo. Ele transformou o shape de linhas em pontos e, posteriormente, selecionou apenas o ponto que seria usado para delimitação da bacia.
Olá pessoal!
Segui esse tutorial e consegui avançar até o comando "Spatial Analyst Tools - Hydrology - Fill", e deu um erro. Já aconteceu com vocês esse tipo de erro? E o que devo fazer para avançar nesse tutorial. Utilizao o ArcGIS 9.3. Eu estou querendo delimitar uma bacia hidrográfica a partir de uma imagem SRTM.
Agradeço pelo apoio
Paulinho
Fala Paulo,
Dá uma olhada nesse script da ESRI chamada Watershed. Ele já faz quase todo o processo. Veja se continua dando erro:
http://arcscripts.esri.com/details.asp?dbid=15148
Até mais!
Luís
Paulo, deu esse erro aqui também.
Não sei o porquê,mas tá relacionado ao Sistema de Projeção, tava usando Geográficas e deu esse erro, depois que transformei para UTM consegui passar dessa etapa!
Porém, mais na frente deu o mesmo erro que a turma tá falando,a geração de um retângulo pequeno à Noroeste do Ponto que inseri.
Amigos,
também andei apanhando para delimitar a bacia com o roteiro do Luís. Embora usasse o shapefile do ponto no sistema GCS_WGS_1984 (que é o mesmo das imagens SRTM da Embrapa) o comando Watershed resultava num ponto e não num polígono, como deve ser. Consegui sucesso no ArcGIS 9.3 colocando FlowDir (e não ConFlowAcc em Input flow direction raster)e não sinalizando Snapping ao marcar o ponto no pixel do raster ampliado próximo à foz.
O TerraView também faz: http://wp.me/pdPtj-BK
Um abraço.
Olá. Gostaria de saber se tem como delimitar a bacia hidrográfica, e criar redes de drenagem a partir de uma imagem em 3D, um MDE, criado a partir de uma imagem do Google Earth. obs.: Essa imagem do google Earth, foi georreferenciada no ArcGIS, e então criado o MDE nesse softawre.
Grata. Letícia
Colegas,
Depois de extrair a drenagem, como calcular extensão e densidade de canais POR ORDEM HIERÁRQUICA (Strahler)... não o valor total, mas por ordem hierárquica no ArcGis 10?
Olá. Repeti várias vezes os passos propostos e ocorre constantemente o problema na delimitação da bacia hidrográfica, mas acabo conseguindo fazê-la. Não sei definir o que acontece. O que tenho feito é movimentar o ponto, com o snapping ativado, para montante e jusante na representação do corpo hídrico e, concomitantemente, deixo a imagem na sua visualização total. Acaba dando certo. É isto.
Carelli,
Utilize o Stream Order. Lá você seleciona o método de Strahler ou Shreve para hierarquizar.
Richard,,, nao funcionou
nao funciona...
Olá Rodrigo, também estou apanhando ja a algum tempo neste comando watershed.. consigo até fazer a primeira rede de drenagem, uso o comando "snap pour point", ok, mas, se eu precisar delimitar um outro local no mesmo estudo,, ja nao funciona.. e aparece um pontinho do lado em vez da area ehhe. Percebi que, quando eu escolho determinados pontos,, nao funciona nem com reza... dai tenho que mover para jusante e montante pra achar um locar que funcione.. Cara, isso eh desgastante e perde tempo... alem de nao ter precisão no estudo...(necessito de um local especifico)...
onde esta esse tutorial? hehe
Abraço
Resolvido... faça o ponto raster. se nao der mude um o raster um pouco para cima ou para baixo... ai funciona..
Postar um comentário