Ei Luis Henrique, parabens pelo Blog!! Mas eu tenho uma dúvida.. nesse tutorial voce coloca curvas de 10 em 10 metros, mas 1 pixel da srtm nao cobre uma área de 90 metros? então as curvas nao teriam que ser de 90 e 90 no minimo?
Olá Vandré, Isso mesmo! A SRTM possui a resolução de 90 metros e o mais confiável seria "obedecer" a esta resolução, porém há artigos publicados que usam SRTM em escalas de 1:50.000 e até 1:25.000 dependendo da região de estudo. O uso de 10 metros no tutorial foi aleatório, apenas para mostrar a funcionalidade da ferramenta. Abraços
Olá Luis Henrique, Seu blog está em primeiro lugar nos meus "favoritos". Excelente trabalho! Diga-me, por favor: Como gerar curvas de nível a partir de uma SRTM, mas em linhas separadas? E como identificar as altitudes de cada uma das linhas geradas? Um Grande Abraço! Fernando
Olá Fernando, obrigado por visitar o blog! Bom, você pode gerar as curvas normalmente e depois na opção Selection > Selection by attributes é possível selecionar a altitude desejada e gerar um shape somentes com estas. Para identificação, poderia ir nas propriedades do shape e na aba Labels, ative a caixinha "Label features in this layer" e em Label Field escolha a opção "CONTOUR" e dê o OK. Abraços
Mas para se ter um dado mais confiável é necessário que seu raster/MDT/MDE tenha uma resolução espacial de no mínimo o desejado para o intervalo das curvas de nível, que neste caso de 1 metro!
Qualquer dúvida estou no skype: geo.luislopes . e e-mail: geo.luislopes@gmail.com . Luís Lopes
8 comentários:
Ei Luis Henrique, parabens pelo Blog!!
Mas eu tenho uma dúvida..
nesse tutorial voce coloca curvas de 10 em 10 metros, mas 1 pixel da srtm nao cobre uma área de 90 metros? então as curvas nao teriam que ser de 90 e 90 no minimo?
Grande abraço
Vandré
Olá Vandré,
Isso mesmo! A SRTM possui a resolução de 90 metros e o mais confiável seria "obedecer" a esta resolução, porém há artigos publicados que usam SRTM em escalas de 1:50.000 e até 1:25.000 dependendo da região de estudo. O uso de 10 metros no tutorial foi aleatório, apenas para mostrar a funcionalidade da ferramenta.
Abraços
Olá Luis Henrique,
Seu blog está em primeiro lugar nos meus "favoritos".
Excelente trabalho!
Diga-me, por favor:
Como gerar curvas de nível a partir de uma SRTM, mas em linhas separadas? E como identificar as altitudes de cada uma das linhas geradas?
Um Grande Abraço!
Fernando
Olá Fernando, obrigado por visitar o blog! Bom, você pode gerar as curvas normalmente e depois na opção Selection > Selection by attributes é possível selecionar a altitude desejada e gerar um shape somentes com estas. Para identificação, poderia ir nas propriedades do shape e na aba Labels, ative a caixinha "Label features in this layer" e em Label Field escolha a opção "CONTOUR" e dê o OK.
Abraços
Caro Luis,
Fiz o download do seu material. Parabéns pela iniciativa.
Olá Luis,
Gostaria de saber se é possível gerar curvas de nível de 1m, se possível, como?
Obrigado
Olá Renato,
É possível sim!
Mas para se ter um dado mais confiável é necessário que seu raster/MDT/MDE tenha uma resolução espacial de no mínimo o desejado para o intervalo das curvas de nível, que neste caso de 1 metro!
Qualquer dúvida estou no skype:
geo.luislopes
.
e e-mail: geo.luislopes@gmail.com
.
Luís Lopes
Parabéns meu caro, fico feliz com sua iniciativa... Um grande abraço!
Postar um comentário