Olá pessoal,
É evidente e notável o crescimento do uso de software livre em geoprocessamento. Tanto em instituições privadas como em públicas.
Em organizações/instituições públicas, órgãos do Governo, gastam-se centenas de milhares de reais em softwares proprietários, muitas vezes por indicações de compra de seus próprios técnicos que muitas vezes desconhecem a potencialidade de software livre de SIG, visto que são condicionados a trabalharem desde cedo com softwares proprietários.
Para aprofundar mais os conhecimentos ou ter os primeiros contatos em software livre para as geotecnologias, indico a leitura da revista FOSSGIS Brasil, lançada recentemente e que está em sua 2ª Edição.
Seguindo a linha de raciocínio, farei uma série de postagens, denominada “Quebrando tabus: SL também faz!”, mostrando que ferramentas presentes em software proprietário (no caso o ArcGIS, que é mais utilizado) também estão disponíveis em software livre (neste caso Quantum GIS, ou QGIS) com a mesma eficiência!
Tempos atrás publiquei o tutorial da ferramenta Dissolve: agregação baseado em um atributo, no ArcGIS, e agora mostrarei mesma ferramenta, dessa no QGIS: Dissolver.
Essa ferramenta irá agregar feições com base em um mesmo atributo. Neste caso usaremos como exemplo o shapefile de limite municipal do estado da Bahia (faça o download do shape e acompanhe o tutorial) e iremos gerar um novo shapefile de Mesorregião deste estado. Obs.: para isto o atributo Mesorregião deve existir na tabela para cada município (Figura 1).
Figura 1. Tabela de atributos com campo Mesorregião |
Para dar início ao processo, siga o caminho Vetor > Ferramentas de geoprocessamento > Dissolver (Figura 2)
Figura 2. Caminho da ferramenta Dissolver no QGIS |
A janela “Dissolver” abrir-se-á (Figura 3). Em “Entrar com camada vetorial” selecione o layer/camada que será usado no processo Dissolver (caso queira dissolver limites selecionados, marque a opção “Usar apenas feições selecionadas”). Em “Dissolver a partir do campo”, selecione o atributo que será usado para agregação, neste caso a Mesorregião. Clique em “Buscar” e dê um nome e um destino ao novo arquivo que será gerado. Após isto, clique em OK.
Figura 3. Janela Dissolver do QGIS |
Ocorrerá o processamento e o QGIS perguntará se desejas adicionar automaticamente este novo arquivo gerado. Clique em “Yes” (Figura 4).
Figura 4. Adicionar o novo shape a lista de camadas |
Observe o resultado final na figura 5, abaixo (Antes: municípios do estado da Bahia; Depois: agregação por mesorregião):
Figura 5. Resultado da ferramenta Dissolver no QGIS |
E então? Gostaram da Série "Quebrando Tabus: SL também faz!"?
Deixem seus comentários!
Abraços e até a próxima.
13 comentários:
Grande Luís!
Escelente iniciativa. Ficaremos aguardando a sequência da série.
Abraço e parabéns mais uma vez pelo tutorial.
Pô baiano,
Muito legal a iniciativa desta série de posts.
Parabéns!
Fala meus amigos...
Como tinha escrito no twitter, a mudança de software proprietário para SL tem q ser gradativa. Nada empurrado "guela abaixo" é satisfatório!
Assim como muitos, tb estou passando por essa mudança...rs.
Mais postagens virão, sempre no comparativo, p mostrar a eficiência dos SL em geo.
Abraços,
Luís Lopes
Parabéns pela iniciativa, Luís!
Espero que não te importes, mas tomei por base a tua postagem para analisar a mesma ferramenta em outro software livre, o gvSIG: http://geo.ideaplus.com.br/geoprocessamento/geoprocesso-dissolver-no-gvsig/
Eliazer
Olá Eliazer,
Claro que não me importo!
Só reforçando, o QGIS foi só p início da série. Bom q no twitter deu uma repercussão boa e muita gente boa vai passar a colaborar em outros softwares livres.
Abraço,
Luís Lopes
Brilhante iniciativa. Concordo quando dizes que a mudança para SL tem de ser gradativa. Parabéns e sucesso nos próximos posts da série.
Um abraço forte.
Olá Esdras,
A mudança vai ocorrendo aos poucos...
Obrigado pelo comentário e força!
Abraços
Luís Lopes
A mi me gusta mas el nombre que MapInfo usa para este proceso. "Combinar objetos usando una columna...", esto de disolver, lo heredamos del ArcView, me parece.
Olá Ariel,
Isso mesmo!
A proposta da série, inicialmente, foi comparar com o software proprietário mais utilizado e difundido: ArcGIS. Por isso, o nome "Dissolve".
Obrigado pela visita e comentário!!
Abraço,
Luís Lopes
Olá Luiz Lopes, tenho um shp do prodes 2011 e preciso dissolver so que este shp do prodes tem 635934 linhas rs. Nenhum softw de gis está conseguindo processa-lo vc tem alguma dica???
Abraço
Olá Fred,
Realmente trabalhar com muitas informações como PRODES é complicado. Trabalhei muito tempo com estes dados e resolvíamos traquilamente (e com bastante paciência) essa operação no TERRAVIEW.
O download pode ser feito gratuitamente no site do INPE.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço!
Tem jeito de fazer com varios de uma unica vez?
Postar um comentário