 |
Como a janela desta ferramenta é grande, dividirei em 2 “pedaços”. A figura 2 corresponde aos passos 1 e 2:
1 - No quadro Input, em Reference layer:, marque a opção Polygon Layers (points genereted within all/selected polygons). Na sequência, em Select layer: selecione seu shape.
2 - No quadro Minimum distance between points, você pode definir a distância mínima entre os pontos marcando a opção Enforce Minimum distance between points. |
Agora, os passos importantes. A figura 3 corresponde aos passos 3, 4, 5 e 6:
3 - Em
Generate this number of random points defina a quantidades de pontos que serão criados, porém serão distribuídos aleatoriamente nos polígonos.
Obs.: Polygon unique ID Field - selecione uma coluna da tabela de atributos do shape de polígono que será utilizada como atributo dos pontos que serão criados.
4 – Em
Generate this number of points per polygon defina a quantidade de pontos que serão criados em cada polígono.
5 - Em
Generate number of points per polygon specified in the field: você pode definir quantos pontos deverão ser criados por cada feição. Selecione do drop list a coluna da tabela de atributos do shape de polígono com os valores para cada feição.
Obs.: Para tal, é necessário criar, previamente, uma coluna numérica na tabela de atributos, do shape de polígono, com um valor para cada feição.
6 - Em
Output shapefile dê um nome e um destino ao shape de pontos que será criado neste procedimento. Feito isto, clique em OK. O novo arquivo será processado e adicionado automaticamente ao Data frame.
Pessoal, este será o ultimo tutorial de 2010. Ano que vem, voltarei com algumas novidades no blog. Aguardem! Por fim, quero agradecer a todos que sustentaram este blog em 2010 com visitas, perguntas, comentários, críticas (sempre bem vindas para melhorar cada vez mais), e-mails... enfim,
Desejo aos “geoprocessadores” um Feliz Natal e um ano novo com muita prosperidade e bastante trabalho...e dinheiro, claro. Ah!
O e-mail continua ativo, assim como no twitter,
sigam-me!
Tchau pessoal...até ano 2011!
2 comentários:
Luis,
gostaria de tirar uma dúvida...não consigo cortar um raster que possui varias bandas através de um shape utilizando a ferramenta de extract mask... voce saberia me dizer como posso cortar este raster?
Abraços,
Taisa
Como adicionar essa extensão a barra de ferramentas????
Postar um comentário